A Budweiser adaptou suas propagandas sexistas dos anos 50 e 60 para 2019

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Budweiser, em colaboração com a VaynerMedia, decidiu reinventar algumas de suas propagandas antigas, que tiveram enfoques bastante sexistas. Os anúncios indicavam que qualquer coisa que as mulheres fizessem deveria agradar aos homens, com pouca atenção para si mesmas. No entanto, graças a todas as mudanças que estão ocorrendo, esse não é mais o caso e as mulheres são livres para serem elas mesmas sem procurar aprovação masculina – e a Budweiser decidiu mostrar exatamente isso.

Em meados do século passado, esperava-se que as mulheres se adaptassem a certos papéis de gênero ao crescerem. E esses tipos de anúncios sexistas só ajudavam a reforçá-los. Mesmo que hoje em dia esses papéis de gênero estejam cada vez menos envolvidos, ainda há um longo caminho a ser percorrido.

1956

© Budweiser

2019

© Budweiser

Uma esposa e mãe diligente que cuida da casa e apoia incondicionalmente o marido trabalhador era um exemplo clássico de uma mulher estereotipada e “perfeita” nos anos 50. Esta imagem foi refletida em muitos anúncios vintage, que sempre colocavam os homens no papel principal. Uma marca masculina como a Budweiser não foi exceção.

No entanto, a marca foi séria sobre reformular esses anúncios do passado – versões renovadas dos anúncios agora se adaptam de forma imparcial a uma mulher moderna que vive em um relacionamento equilibrado e usa seu tempo para relaxar e se divertir. Embora os anúncios tenham a mesma estética vintage colorida, as versões atualizadas estão livres de mensagens sexistas e papéis atribuídos.

O slogan do antigo anúncio de 1956 que dizia “Ela descobriu que havia se casado com dois homens” é substituído por “Ela descobriu que tem tudo”.

1958

© Budweiser

2019

© Budweiser

A versão nova mostra um casal apreciando pizza e cerveja juntos, escrito “O lar é onde a vida acontece. E a vida acontece quando vocês a constroem juntos”, enquanto o original mostra a mulher servindo uma cerveja ao marido que trabalha.

1962

© Budweiser

2019

© Budweiser

O último anúncio atualizado, onde uma mulher tinha acabado de preparar o jantar para o marido e lhe servia uma cerveja, agora mostra a mesma mulher aproveitando sua noite, escrito: “É sexta-feira, sua comida favorita acabou de chegar. Abra uma Bud gelada e aproveite seu tempo com você mesma”.

A campanha faz parte de uma parceria de longo prazo com a iniciativa “#SeeHer” da Associação Nacional de Anunciantes, que visa melhorar a forma como as mulheres são retratadas em todos os meios de comunicação e publicidade. Há definitivamente mais diversidade, precisão e respeito no retrato das mulheres em comparação com meados do século XX, mas de acordo com os dados da #SeeHer que a Budweiser está incluindo nos anúncios da campanha, apenas 61% dos anúncios retratam positivamente as mulheres.

A marca da cervejaria colaborou com a agência VaynerMedia na implementação da ideia. A parte criativa da campanha foi dirigida por três mulheres ilustradoras, Heather Landis, Nicole Evans e Dena cooper, com o objetivo de representar um tema: independência, igualdade e realização.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s