#Verificamos: É falso tuíte do PSL a favor do fim de férias remuneradas e 13º salário

Fonte: Yahoo

por MAURÍCIO MORAES

Circula nas redes sociais a imagem de um tuíte atribuído ao Partido Social Liberal (PSL), legenda do presidente da República, Jair Bolsonaro, em defesa do fim do 13º salário e das férias remuneradas. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“A direção distrital do PSL esclarece: é falsa a notícia espalhada pelo PT de que acabaremos com o salário mínimo. Defendemos apenas o fim do 13º salário e das férias pagas.”

Legenda de imagem que, até as 16 horas do dia 21 de fevereiro de 2019, tinha sido compartilhada mais de 250 vezes no Facebook.

FALSO

O tuíte analisado pela Lupa existe, mas não foi feito pelo perfil oficial do PSL. A conta oficial da legenda no Twitter é o @PSL_Nacional e possui selo de verificação. Na foto compartilhada pelo Facebook, o endereço que aparece é o @PSLOFICIAL. Todos os tuítes desta conta, que tem apenas 146 seguidores, foram deletados.

Tanto o 13º salário como as férias remuneradas são direitos garantidos pela Constituição e fazem parte das cláusulas pétreas. São dispositivos que não podem ser modificados nem mesmo por uma proposta de emenda constitucional.

Essa checagem foi feita pelos sites Aos Fatos e Fato ou Fake no ano passado.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notíciasno Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Editado por: Natália Leal

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s