Vale anuncia remoção de 75 pessoas próximas a cinco barragens em MG

Fonte: UOL

Christyam de Lima/Estadão Conteúdo

17.fev.2019 – Trabalho de buscas por vítimas após o rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) Imagem: Christyam de Lima/Estadão Conteúdo

A mineradora Vale informou hoje em comunicado que fará a remoção de 75 pessoas que moram próximas às área de cinco barragens em Minas Gerais. O processo será feito durante todo o dia, segundo a empresa.

Esta é a quarta vez que ocorre evacuação de pessoas próximas a barragens desde o rompimento da barragem 1 em Brumadinho (MG), que causou a morte de 169 pessoas. Outras 141 estão desaparecidas.

Segundo a Vale, a operação de hoje será feita em conjunto com as autoridades locais. Em nota, a empresa disse que promoverá “a realocação das pessoas situadas na Zona de Autossalvamento (ZAS)” da barragem de Vargem Grande, em Minas Gerais.

A companhia também anunciou que iniciou a preparação para a remoção das pessoas nas ZAS associadas ao descomissionamento de outras quatro barragens: Forquilha I, Forquilha II, Forquilha III e Grupo, que fazem parte de suas dez barragens inativas remanescentes a montante, como a utilizada em Brumadinho(MG).

“No total, cerca de 75 pessoas que vivem próximas a cinco barragens devem deixar suas casas hoje de forma ordenada”, diz a nota.

“Estas quatro barragens inativas estão localizadas no entorno da mina de Fábrica, cuja produção será mantida através do processamento a seco, com um impacto estimado de perda de aproximadamente 3 Mtpa em 2019”, cita o comunicado.

“ISSO NÃO É ACIDENTE, É UMA CHACINA”

UOL Notícias

Em 4 de fevereiro, a empresa divulgou sua decisão de antecipar a suspensão temporária da produção das plantas de concentração do complexo, prevendo impacto de 13 milhões de toneladas de minério de ferro. A medida fazia parte do processo de descomissionamento de barragens a montante, conforme plano divulgado no fim de janeiro, após o rompimento da barragem de Brumadinho.

Esta é a quarta vez que ocorre um processo de evacuação em áreas próximas a barragens. Dois dias depois da tragédia em Brumadinho, os moradores da cidade tiveram de deixar os imóveis às pressas durante a madrugada. Em 8 de fevereiro, houve novo alerta e retirada de moradores nas cidades de Barão de Cocais e Itatiaiuçu. No último domingo, 110 pessoas foram retiradas de suas casas em Nova Lima.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s