#Verificamos: É falso que bombeiro tenha morrido tentando resgatar sobreviventes em Brumadinho

Fonte: Yahoo

por CLARA BECKER

Circula nas redes sociais “informação” de que um bombeiro teria morrido em Brumadinho (MG) na tentativa de resgatar um sobrevivente da tragédia provocada pelo rompimento da barragem da Vale no último dia 25 de janeiro. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

Morre bombeiro que resgatou quatro sobreviventes em Brumadinho-MG
Publicação que, até as 15h30 do dia 5 de fevereiro de 2019, tinha sido compartilhada mais de 9 mil vezes no Facebook

FALSO

Procurado pela Lupa, o Corpo de Bombeiros de Brumadinho desmentiu o boato. De acordo com a instituição, nenhum bombeiro morreu no resgate de sobreviventes ou na busca de corpos de vítimas decorrente da onda de lama que assolou Brumadinho após o rompimento da barragem da Vale, no último dia 25.

O Corpo de Bombeiros também negou que haja algum servidor com nome de Francisco Aguinaldo, apelidado de “alagoano”, conforme narrado nas publicações analisadas pela Lupa. De acordo com a corporação, “bombeiro não tem apelido”.

A imagem utilizada na publicação como se fosse do bombeiro supostamente morto em Brumadinho é, na verdade, de um bombeiro norte-americano chamado Cory Iverson. Ele morreu durante um incêndio na Califórnia, em dezembro de 2017.

Checagem semelhante foi feita pelo site Boatos.org.

Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notíciasno Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s