Quantos anos você deve ficar em seu primeiro emprego? Jack Ma responde

Fonte: ÉPOCA

Fundador e presidente do Alibaba ressalta a importância de encontrar o mentor certo
O CEO do Alibaba, Jack Ma , durante palestra no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça (Foto: Ruben Sprich/Reuters)O CEO do Alibaba, Jack Ma , durante palestra no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça (Foto: Ruben Sprich/Reuters)

Muito se fala que os jovens pulam de emprego em emprego, em busca de crescer na carreira. O fundador e presidente do Alibaba, Jack Ma, contudo, alerta que essa não é uma boa estratégia. O primeiro emprego, diz ele, é o mais importante, e a prioridade dos jovens profissionais deveria ser a de encontrar o mentor correto.

“Você deve encontrar um bom chefe, que possa te ensinar a ser um ser humano e a fazer as coisas da forma correta”, diz Ma. Segundo ele, o tamanho ou prestígio da empresa são menos importantes. E fique um tempo nesse primeiro emprego, ele enfatiza. “Faça uma promessa a si mesmo: ‘vou ficar aqui por três anos’.”

O conselho vem de sua experiência pessoal. Logo após se formar no Hangzhou Teacher’s Institute, Ma não queria seguir a carreira de professor. Mas, após a formatura, o presidente da universidade o parou no portão e disse: “eu sei para onde você vai”, se referindo a um cargo de professor que havia conseguido para Jack Ma. “Me prometa: seis anos. Não saia antes disso”, afirmou o presidente da escola.

Ele acabou concordando com a proposta. “Essa promessa eu cumpri”, diz Ma. Ao longo dos seis anos em que ele dava aulas de inglês, várias oportunidades surgiram, mas ele dizia não poder aceitar pois tinha feito uma promessa. Nesse período, ele aprendeu a ser um bom professor, a se comunicar com seus alunos e “se acalmou”, diz. Depois dos seis anos, ele deixou o cargo e lançou, junto com outros 17 cofundadores, o Alibaba.

Para Ma, aos 20 anos, as pessoas tendem a se sentir invulneráveis e inquietas. Nessa idade, as pessoas muitas vezes não sabem o que estão fazendo. “Você tem muitas ideias. Acha que pode fazer qualquer coisa, mas, na verdade, não pode fazer nada.” Por isso, é inteligente seguir e aprender com outra pessoa. O truque é encontrar o chefe ou mentor certo.

Sob sua liderança, o Alibaba cresceu rapidamente. A companhia valia US$ 420 bilhões no ano passado, quando Ma anunciou que deixaria o cargo de presidente em 2019.

O custo da alta rotatividade
Alguns pesquisadores estudaram a teoria de que mudar frequentemente de emprego pode impulsionar a carreira de um profissional mais rapidamente do que ficar em apenas uma empresa, lembra o Quartz. Em uma pesquisa, a professora de recursos humanos da IE Business School, na Espanha, estudou a carreira de mil CEOs das maiores empresas europeias e norte-americanas. Ela concluiu que esses líderes, em média, tinham passado por três empresas.

Em um universo de 14 mil executivos (excluindo CEOs), ela descobriu que movimentações internas levavam a promoções mais rapidamente do que ir de uma empresa para outra. As empresas podem ser mais propensas a realizar promoções internamente porque já conhecem os funcionários e a forma como trabalham, ela sugere.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s