Na Itália, Battisti ficará isolado em cela de segurança máxima por seis meses

Fonte: Jovem Pan

EFECesare Battisti foi capturado na Bolívia no último sábado (12)

O italiano Cesare Battisti, 64 anos, vai cumprir pena na prisão de Rebibbia, em Roma, numa cela sozinho, em área de alta segurança reservada a terroristas e em regime de isolamento por um período de seis meses.

Battisti chegou nesta segunda-feira (14) ao Aeroporto de Roma Ciampino, na capital italiana. Vestindo calça jeans e uma jaqueta marrom, ele desceu do avião sem algemas e foi recebido por agentes do grupo operacional móvel da polícia penitenciária.

O italiano foi capturado no último sábado (12) nas ruas de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, por agentes bolivianos em parceria com italianos. Segundo um vídeo feito no momento da prisão, ele usava barba, óculos de sol, jeans e camiseta azul. Não mostrou resistência, não apresentou documentos e respondeu a algumas perguntas em português.

Battisti foi condenado à prisão perpétua na Itália, em 1993, pelo assassinato de quatro pessoas: um guarda carcerário, um agente de polícia, um militante neofascista e um joalheiro de Milão. Os crimes aconteceram quando ele integrava o grupo Proletários Armados pelo Comunismo, na década de 70, os anos de chumbo na Itália.

No dia 13 de dezembro do ano passado, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux determinou a prisão de Battisti. A extradição do ex-ativista foi autorizada por Temer em seguida. Desde então, o italiano estava foragido.

Battisti passou 30 anos como fugitivo entre o México e a França e, em 2004, chegou ao Brasil, onde foi preso três anos depois. Em 2009, o STF autorizou a extradição em uma decisão que deixava a palavra final ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No último dia de seu segundo mandato, em 2010, Lula negou a extradição. Em setembro de 2017, o governo italiano pediu ao ex-presidente Michel Temer a revisão da decisão sobre Battisti.

*Com  Agência Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s