6 resquícios bizarros que a evolução humana deixou em seu corpo

Fonte:Mistérios do Mundo

O corpo humano sem dúvida é um mecanismo complexo e ao mesmo tempo admirável em sua perfeição e funcionamento.

Por bilhões de anos a evolução, através da seleção natural (e também a artificial, feita pelo homem), vem modificando não só a nossa, como também a estrutura de diversos outros seres vivos.

Porém, algo é verdade: existem determinados resquícios em nossos corpos que outrora eram essenciais para nossa sobrevivência e que agora já não se fazem mais necessários. Confira os 6 resquícios bizarros que a evolução humana deixou em seu corpo e saiba para qual finalidade eles existiam:

6 – Arrepios

Mistérios do Mundo

Hoje em dia é muito comum ficarmos arrepiados quando sentimos frio, porém o que fazemos? Colocamos uma blusa que passa, não é mesmo?

No passado tínhamos muito mais pelos então o arrepio tinha uma função especial: a de alerta para intimidar algum predador. Com os pelos grandes parecíamos muito maiores e por isso o arrepio era necessário, além de alertar sobre a temperatura para que o homem se mantivesse aquecido.

5 – Intolerância aos sons agudos

Mistérios do Mundo

Existem alguns sons agudos extremamente insuportáveis, não é mesmo? Basta pensar em sua professora, acidentalmente quebrando o giz e passando as unhas no quadro negro (calma, não saia correndo).

Para a ciência esse grande incômodo existe antes mesmo da linguagem ser desenvolvida, como um mecanismo de defesa. Os humanos do passado tinham uma reação semelhante ao ouvirem o grito de um macaco e este pode ser um resquício da reação irritada à essas chamadas. Além de afastar os predadores, esse ruído incômodo, estridente e irritante era importante para manter o grupo em alerta.

4 – Pálpebra interna

Mistérios do Mundo

Estima-se que no passado haveria uma função mais específica para a pálpebra interna que temos nos olhos. Sua função seria de proteger os olhos e deixá-los úmidos, como é comum em alguns animais que ainda possuem o órgão completo, com a função de remover partículas que prendem no globo ocular.

A função da pálpebra nas aves é a de proteger os olhos, principalmente dos filhotes durante alimentação.  Já nos mamíferos, é neutralizar a claridade para que o incômodo não seja muito grande.

3 – Mexer as orelhas

Mistérios do Mundo

Apenas 15% dos seres humanos são capazes de mover as orelhas. No passado essa mobilidade permitia uma melhor direção dos sons, porém com o passar do tempo, no entanto, isso se tornou uma habilidade pouco útil.

2 – Dentes do siso

Mistérios do Mundo

Quando nossa alimentação era baseada em grandes folhas, esses dentes eram extremamente úteis, já que nossas mandíbulas eram bem mais largas. Hoje em dia, esses dentes sequer possuem raízes e apresentam um grande incômodo durante a adolescência e o início da fase adulta.

1 – Apêndice

Mistérios do Mundo

Hoje em dia diz-se que o apêndice apenas serve para “causar apendicite”, não é mesmo? Brincadeiras à parte, apesar deste órgão ter sido muito útil para auxiliar na digestão de alimentos mais pesados, já não tendo a mesma função atualmente.

Quando tratamos de evolução, como você imagina que será o nosso corpo no futuro? Será que teremos olhos maiores e outros órgãos também deixarão de existir?

Essa questão fica aberta para suas investigações e debates nos comentários!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s