Este sensor da L’Oréal vai sugerir dicas de cuidados com a pele com base em seus níveis de pH

Fonte: GIZMODO

No ano passado, a L’Oréal trouxe um pequeno e elegante sensor UV para a CES. A ideia era que ele deveria ajudar o usuário a monitorar sua exposição aos raios UV e adaptar um regime de cuidados com a pele baseado em fatores ambientais. E, embora funcionasse como anunciado, nós o achamos um pouco triste na prática. Mas, neste ano, a L’Oréal está se superando, com um protótipo de sensor que pode medir os níveis de pH da sua pele.

O sensor de pH é menor que o seu polegar e bastante flexível, como um pequeno curativo com um design chique. Pessoalmente, fiquei impressionada com o quão compacto e robusto o protótipo pareceu na minha mão. É o tipo de dispositivo que se vê nos cinemas quando o protagonista de um filme de ficção científica visita o médico.

Acompanhe nossa cobertura da CES 2019

O sensor funciona capturando vestígios de suor dos seus poros, usando “tecnologia microfluídica”. Você cola o sensor no lado interno de seu braço e o deixa por 5 a 15 minutos — apenas o tempo necessário para que os dois pontos centrais mudem de cor. Depois, você deve abrir o aplicativo My Skin Track pH e tirar uma foto do sensor. O aplicativo então lê os níveis de pH da sua pele e analisa a taxa de transpiração para descobrir a saúde da epiderme.

Caso você precise de uma revisão das aulas de biologia do ensino médio, o pH mede o quão ácida ou básica é uma substância em uma escala numérica de 0 a 14. Zero é extremamente ácido, enquanto que 14 é muito alcalino — a água pura estaria no meio, em cerca de 7. De acordo com a L’Oréal, a pele saudável é ligeiramente ácida, entre 4,5 e 5,5. Um equilíbrio anormal de pH pode indicar condições de pele como ressecamento, eczema e dermatite atópica.

Após 15 minutos, você só precisa tirar uma foto para obter os resultados. Foto: Victoria Song/Gizmodo

Assim como o sensor do ano passado, o My Skin Track pH é desenvolvido com a marca La Roche-Posay, da L’Oréal, e pesquisadores da Universidade Northwestern. Isso significa que qualquer regime de pele recomendado provavelmente será limitado aos produtos La Roche-Posay — uma de nossas queixas com esse sensor UV.

Dito isso, o sensor de pH é bastante impressionante quando você considera que medir os níveis de pH da pele é praticamente impossível para os consumidores fora de um ambiente de laboratório clínico. Isso porque medir o pH da pele normalmente exigiria muito suor, o que os dermatologistas não têm como coletar em um período razoável de tempo. O sensor da L’Oréal pode ser um divisor de águas para qualquer pessoa com problemas de pele difíceis de tratar.

Embora a L’Oréal não tivesse um protótipo funcional para eu testar, o sensor ainda é bastante promissor, considerando a quantidade de pesquisas que estão sendo feitas. Guive Balooch, vice-presidente global da L’Oréal Technology Incubator, me disse que, antes que o dispositivo esteja disponível para os consumidores, ele passará por meses de testes para construir um banco de dados preciso.

Os sensores são bem chiques, embora não sejam feitos para serem reutilizados. Foto: Victoria Song/Gizmodo

De acordo com Balooch, o sensor será lançado neste ano, por meio de dermatologistas afiliados à La Roche-Posay nos Estados Unidos. Essa pesquisa é fundamental, pois ainda há muito a se aprender sobre a frequência com que os usuários devem medir o pH de sua pele para obter os resultados mais eficazes. Embora você precise sincronizar o sensor UV várias vezes ao dia, Balooch diz que o de pH seria muito provavelmente usado mais periodicamente — talvez semanalmente, mas mais provavelmente uma vez por mês.

O preço também ainda não foi decidido. Os sensores em si não são reutilizáveis, devendo ser descartados após cada uso. O plano geral, no entanto, é que ele seja lançado para o consumidor por volta do fim de 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s