A fraude do robô ‘high tech’ russo que sabia falar e dançar

Fonte: BBC

Dentro do robô Boris havia uma pessoaMBK Media
Dentro do robô Boris havia uma pessoa

Parecia ser um robô com habilidades notáveis: era capaz de andar, falar e dançar quase como uma pessoa – na verdade, era parecido demais com uma pessoa.

O robô Boris, como foi chamado, se tornou a sensação em um evento de tecnologia patrocinado pelo governo russo, o Proyektoria Technology Forum, na cidade de Yaroslavl, na Rússia.

O robô também foi mostrado em canais de televisão do país.

No entanto, não demorou muito para jornalistas começarem a manifestar dúvidas quanto à sua autenticidade.

O site russo TJournal fez uma lista de pontos mal explicados sobre o robô. Por que ele não tinha sensores? Como os cientistas o contruíram tão rápido, sem que houvesse um projeto conhecido antes?

Por que não havia nenhuma notícia anterior sobre a construção de um robô tão avançado? Por que ele fazia tantos movimentos desnecessários ao dançar?

E, finalmente, por que tinha o tamanho exato para que uma pessoa coubesse perfeitamente em seu interior?

Fantasia

Todas essas perguntas foram respondidas pouco tempo depois, quando uma foto publicada em redes sociais revelou que o havia dentro do robô não era alta tecnologia, mas uma pessoa.

O robô era, na realidade, um traje de fantasia que custou mais de US$ 3,7 mil (R$ 14,4 mil). A fantasia era chamada Alyosha, o Robô, e foi fabricada pela empresa Show Robots.

Ainda que os organizadores do evento nunca tenham dito expressamente que o robô era real, a maneira como ele foi apresentado e a cobertura feita pela televisão russa davam a entender que ele era uma peça autêntica de tecnologia avançada.

Em seu site, a fabricante da fantasia diz que o produto é capaz de criar “uma ilusão quase completa de que se trata de um robô verdadeiro”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s