Democratas tiram republicanos do comando de 7 governos de estado

Fonte:UOL

 

Democrata Laura Kelly, que tomou dos republicanos o comando do governo do Kansas, estado que tradicionalmente vota no partido de Donald Trump

Democrata Laura Kelly, que tomou dos republicanos o comando do governo do Kansas, estado que tradicionalmente vota no partido de Donald Trump

Os democratas foram eleitos, na terça-feira (6), em pelo menos sete estados que eram governados pelos republicanos: Novo México, Michigan, Illinois, Kansas, Nevada, Maine e Wisconsin. O Partido Republicano, por sua vez, não venceu em nenhum estado governado por um democrata.

Nesse último, o democrata Tony Evers superou o atual governador, Scott Walker. A disputa no Wisconsin era importante para os republicanos, num estado em que Donald Trump surpreendeu ao vencer Hillary Clinton em 2016 e cujo governo agora está nas mãos da oposição.

Veja também:

No Kansas, tradicionalmente republicano, a democrata Laura Kelly derrotou Kris Kobach, aliado de Trump que tinha vencido as primárias republicanas para substituir o atual governador, o conservador Jeff Colyer.

Outra vitória feminina foi de Janet Mills, que derrotou o republicano Shawn Moody e se tornou a primeira governadora da história do Maine.

No Novo México, ganhou a congressista hispânica Michelle Luján Grisham, enquanto em Michigan a vitória foi de Gretchen Whitmer, e em Nevada quem venceu foi Steve Sisolak.

Illinois será governado por J.B. Pritzker, herdeiro da rede hoteleira Hyatt. Ele será o político mais rico do dos EUA, com uma fortuna estimada em US$ 3,2 bilhões, acima do presidente Donald Trump, cujos bens somam US$ 3,1 bilhões, segundo a revista Forbes.

Além disso, os democratas mantiveram os governos de Nova York, Pensilvânia, Minnesota e Rhode Island; enquanto os republicanos seguraram o comando do Texas, Oklahoma, Wyoming, Arkansas, Tennessee, Alabama, Carolina do Sul, Maryland, Massachusetts e Nebrasca.

No Colorado, o progressista Jared Polis se transformou no primeiro candidato abertamente homossexual a comandar um estado na história dos EUA com seu triunfo contra o republicano Walker  Stapleton. Deputado federal desde 2009, Polis falou com orgulho de sua orientação sexual durante a campanha eleitoral e chegou a dizer que a sua vitória permitiria “colocar um dedo no olho” do conservador vice-presidente americano, Mike Pence, “que tem uma ideia muito pouca inclusiva dos EUA”.

Embora seja o primeiro candidato abertamente gay eleito governador, ele não é o primeiro no cargo a fazer a revelação pública. O democrata Jim McGreevey declarou ser homossexual em 2004, quando governava Nova Jersey, enquanto a atual governadora do Oregon, a progressista Kate Brown, é abertamente bissexual.

Por outro lado, em Vermont, a candidata democrata Christine  Hallquist não realizou seu sonho de ser a primeira governadora transexual dos Estados Unidos, ao ser derrotada pelo republicano Phil Scott.

A única esperança de virada republicana nos governos de estado é no Alasca, comandado pelo independente Bill Walker. O atual governador apoia o democrata Mark Begich, que está atrás na apuração contra o republicano Mike Dunleavy, em uma disputa ainda indefinida.

No Senado, quem avança são os republicanos

Apesar da vantagem dos democratas nas disputas pelos governos, o mesmo não aconteceu no Senado, onde os republicanos ganharam três cadeiras que estavam nas mãos dos adversários: Dakota do Norte, Indiana e Missouri, que registraram vitória de Donald Trump em 2016 e são locais de tradicional apoio ao partido do presidente, mais conservador.

As vitórias republicanas podem expandir a já garantida maioria de Trump no Senado, depois de os democratas tomarem o controle da Câmara – a apuração ainda está acontecendo em vários estados.

Os democratas, por sua vez, conseguiram ganhar uma cadeira de um senador republicano: no Nevada, onde Hillary Clinton venceu Trump dois anos atrás.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s