O que é Algoritmo?

Fonte: dicasdeprogramacao.com.br

Embora as vezes não percebemos, utilizamos algoritmos no nosso dia-a-dia e não sabemos. Para a execução de alguma tarefa ou mesmo resolver algum problema, muitas vezes inconscientemente executamos algoritmos. Mas o que é Algoritmo?

Algoritmo é simplesmente uma “receita” para executarmos uma tarefa ou resolver algum problema. E como toda receita, um algoritmo também deve ser finito. Se seguirmos uma receita de bolo corretamente, conseguiremos fazer o bolo. A computação utiliza muito esse recurso, então se você pretende aprender programação, obviamente deve saber o que é algoritmo.

Exemplo de Algoritmo

Imagine o trabalho de um recepcionista de cinema, ele deve conferir os bilhetes e direcionar o cliente para a sala correta. Além disso, se o cliente estiver 30 minutos adiantado o recepcionista deve informar que a sala do filme ainda não está aberta. E quando o cliente estiver 30 minutos atrasado o recepcionista deve informar que a entrada não é mais permitida

Obs: Essas regras não são 100% verdade, eu as defini neste post apenas para fins didáticos

Vamos escrever um algoritmo para descrever a atividade do recepcionista.

Algoritmo Recepcionista de Cinema

Inicio

1 – Solicitar ao cliente o bilhete do filme.

2 – Conferir a data e o horário do filme no bilhete.

Se data/hora atual > data/hora do filme + 30 minutos Então

3 – Informar ao cliente que o tempo limite para entrada foi excedido.

4 – Não permitir a entrada.

Senão Se data/hora atual < data/hora do filme – 30 minutos Então

5 – Informar ao cliente que a sala do filme ainda não foi liberada para entrada.

6 – Não permitir a entrada.

Senão

7 – Permitir a entrada.

8 – Indicar ao cliente onde fica a sala do filme.

Fim-Se

Fim

Qualquer pessoa que seguir esses passos executará a função do recepcionista do cinema. Concorda? É importante notar que o algoritmo tem um fluxo que pode seguir diferentes caminhos dependendo da situação em que se encontra. Outro aspecto interessante é que o algoritmo é finito, uma hora ele tem que acabar! Vejamos outro exemplo, dessa vez com uma representação visual: Como trocar uma lâmpada?

Fluxograma

Esta representação gráfica do algoritmo é chamada de fluxograma. Os losangos representam as decisões que são tomadas para executar um ou outro passo. Ao final, a lâmpada tem que estar funcionando.

Algoritmos na computação

Todas as tarefas executadas pelo computador, são baseadas em Algoritmos. Logo, um algoritmo deve também ser bem definido, pois é uma máquina que o executará. Uma calculadora por exemplo, para executar a operação de multiplicação, executa um algoritmo que calcula somas até um determinado número de vezes. Abaixo, um exemplo do algoritmo de multiplicação. Para facilitar, consideremos que os fatores da multiplicação são positivos.

Algoritmo Multiplição de números positivos

Declaração de variáveis

numero1, numero2, resultado, contador: Inteiro

Inicio

ler(numero1)

ler(numero2)

resultado <- 0

contador <- 0

Enquanto contador < numero2 Faça

resultado <- resultado + numero1

contador <- contador + 1

Fim-Enquanto

escrever(resultado)

Fim

Este algoritmo pode ser considerado complexo por iniciantes, mas algoritmos deste tipo, utilizando variáveis e controle de fluxo, é muito comum em programação. Se você quer aprender programação, é necessário entendê-lo, se não conseguiu, leia-o novamente com mais atenção. Para ajudar, vamos definir algumas coisas importantes sobre o algoritmo:

  • Variável é um espaço alocado na memória para armazenar dados. No algoritmo, foram criadas 4 variáveis.
  • O símbolo “<-” representa uma atribuição de valor a uma variável. Por exemplo, (resultado <= resultado + numero1) atribui à variável resultado, o valor da própria variável resultado, acrescido do valor da variável numero1.
  • O comando “ler(numero1)“, significa que o algoritmo está lendo o que o usuário digita e armazenando na variável numero1.
  • O comando Enquanto é uma estrutura de controle de fluxo do tipo “Estrutura de repetição”.
  • O comando escrever(resultado) exibe na tela o valor da variável resultado.

Com o tempo, a leitura e criação de algoritmos passa a ser uma coisa muito simples para um programador. Mas para isso é preciso bastante prática! Então, você pode começar fazendo um exercício, crie algoritmos para as suas tarefas do dia-a-dia a partir do momento em que você acorda. Essa é a melhor forma de aprender a criar algoritmos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s