Datafolha: Bolsonaro tem 50% dos votos totais; Haddad tem 35%

Fonte: Valor

SÃO PAULO  –  O candidato Jair Bolsonaro (PSL) lidera com folga a disputa pela Presidência da República e tem 50% dos votos totais, segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quinta-feira (18). Fernando Haddad (PT) tem 35%.

A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Votos em branco e nulos somam 10% e, eleitores indecisos ou que não responderam, 5%.

Na contagem dos votos válidos, Bolsonaro tem 59% e Haddad, 41%. Para calcular os votos válidos são excluídos os votos em branco, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer, o candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Em relação à pesquisa divulgada no dia 10, Bolsonaro oscilou um ponto para cima e, Haddad, um ponto para baixo.

Rejeição

O instituto questionou os eleitores sobre quem eles não votariam: 54% rejeitaram o nome de Haddad e 41% o de Bolsonaro.

Ao serem perguntados em quem votariam com certeza, 48% dos entrevistados citaram Bolsonaro e 33% responderam Haddad. Outros 12% talvez votariam no candidato do PT e 10% no presidenciável do PSL.

Dos entrevistados, 95% afirmaram estar totalmente decididos a votar em Bolsonaro e 89% em Haddad.

Debates

Os eleitores foram perguntados também sobre a importância da participação dos candidatos em debates e 67% afirmaram que é “muito importante”; 13% disseram que é “um pouco importante”, 19% consideram “nada importante” e 2% não souberam responder.

Dos entrevistados, 73% afirmaram que o presidenciável do PSL deveria ir; 23% disseram que não deveria participar e 4% não souberam responder.

Bolsonaro já afirmou que não deve participar de nenhum confronto público com Haddad.

A pesquisa do Datafolha foi contratada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo” e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR 7528/2018. O instituto ouviu 9.137 eleitores entre ontem e hoje. O nível de confiança é de 95%.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s