Quando pequenas atitudes do bom governante salvam vidas e desenvolvem cidadania.

Quando viajamos para o exterior sentimos o quanto pequenos gestos do poder público podem amenizar sofrimentos, prevenir males e salvar vidas. Atitudes criativas e a eterna busca pela melhoria da qualidade dos serviços públicos por parte de quem governa, são a grande expectativa dos cidadãos quanto votam em seus representantes, mesmo em países que cobram impostos mais altos, com o bom funcionamento dos serviços públicos, aliado à redução constante dos erros, encontramos, na população, o reconhecimento de que cada centavo pago vale a pena.

Citamos alguns exemplos de países desenvolvidos que poderiam ser realizados no Brasil sem grandes investimentos, mas que ajudariam a mudar panoramas e ajudar a estimular um ciclo virtuoso, retroalimentado em constante evolução. Vamos lá:

  1. Toda construção, de condomínios horizontais e verticais, deve ter sistema de captação de água da chuva para momentos de seca.
  2. Os municípios devem fazer o mesmo com seus prédios públicos, escolas, hospitais e em espaços públicos destinados à reservatórios, como forma de proteger a cidade contra enchentes.Os romanos já faziam isso há milhares de anos.
  3. A construção de novas unidades residenciais e comerciais devem ter todos os avanços tecnológicos de responsabilidade ambiental obrigatórios e instalados, bem como a geração alternativa de energia para consumo próprio e venda do excedente às concessionárias.
  4. As viaturas policiais devem ser equipadas com material que ajudem o cidadão, como: macaco para troca de pneu universal, ferramentas, bateria e fios (para a famosa chupeta), kits completos de primeiros socorros, engates, cabos e reboques universais, desfibrilador portátil, chaves mestra, lanternas potentes, para iluminar em situação de consertos, máscaras de oxigênio, mapas e guias.O lema das Polícias é servir e proteger.
  5. Nas rodovias, telefones públicos e caixas de primeiros socorros com distância máxima de 30 quilômetros.
  6. Em todos os pontos comerciais e públicos, banheiros limpos e prontos para atender.
  7. Em shoppings, grandes centros de compra, parques e praças com pistas esportivas, a obrigatoriedade de equipamentos de primeiros socorros desfibriladores, treinamento obrigatório de todos os funcionários e seguranças, para eventual necessidade.
  8. Aos sábados e domingos todas as praças públicas, de cada bairro ou comunidade, com apresentação de artistas populares, músicos e grupos para interação e recreação.
  9. Todas as escolas públicas com cursos superiores e técnicos, para os pais qua não conseguiram a graduação, em uma área do conhecimento que seja necessária na sua comunidade.
  10. Colocação de lixeiras para seleção de lixo no lugar de toda lixeira comum e recipientes para receber o óleo de comida usado, com sistema de recolhimento profissional.
  11. Câmeras escondidas em todas áreas que habitualmente recebem lixo, a fim de punir infratores.
  12.  Obrigação em todas as praças de alimentação, quiosques, lojas de alimentos da presença de lavatórios de mãos com sabão bactericida.
  13. Sistema de inteligência para verificar o atendimento de todos envolvidos com o turismo, para evitar falhas e explorações do turista.
  14. 13.Criar zonas de proteção ostensivas e inteligentes, em todos os pontos de lazer e turismo da cidade. Os chamados círculos de segurança, com agentes preparados e treinados para lidar com os nossos visitantes.
  15. 14.Estimular a prática de atividades esportivas em praças públicas, na praia e nas ruas com apoio de treinadores para idosos e jovens em situação de risco.
  16. 15.Criar sistema de recompensas com valores altos, acima de R$ 20.000,00, para quem ajudar a Polícia a prender traficantes e marginais nas suas comunidades, preservando sempre o anonimato, mas criando uma ampla divulgação da existência desses prêmios. O governo deve entender que a melhor arma contra o crime, é o apoio e a participação segura dos cidadãos de bem.
  17. 16.Em vez de sensores e câmeras escondidas, colocar equipamentos que informem e documentem os policiais e agentes de trânsito mais próximos de infrações cometidas para que eles abordem os irresponsáveis imediatamente no seu percurso, aplicando a multa e enquadrando o transgressor. Aqui os equipamentos são apenas uma máquina de fazer dinheiro, que revoltam e não educam.
  18. Fiscalização contra a poluição nas praias e espaços voltados para o esporte e lazer.
  19. Instalação em todos os veículos de transporte público de  porta-bikes, instalados nos parachoques traseiro e dianteiro.
  20. 19.Não aceitar dinheiro nos transportes públicos, apenas ticktes que podem ser comprados em máquinas próximas às paradas.
  21. 20.Realizar licitações com audições classificatórias para apresentação de músicos em estações de trem, metrô, terminais de ônibus, ruas históricas e turísticas, disciplinando cada área com sistema de rodízio entre os músicos classificados para mandato de 1 ano, cuja remuneração seria através de doações voluntárias do público.
  22. 21.Abertura de turno noturno em todos os hospitais e postos de saúde para consultas médicas e odontológicas. Muitos não se cuidam por questão de tempo, pois trabalham e se deslocam para casa usando quase que 10 horas de cada dia. Sendo assim, só teriam a noite para ir ao médico.
  23. 22.Colocação de postos de imunização em áreas públicas e comercias de grande visitação nos finais de semana.
  24. 23.Isenção total de impostos para idosos com mais de 80 anos.
  25. 24.Instalação em todas as ruas de grande movimento de pedestres de sistema de som ambiente, com caixas wifi, transmitindo músicas que deixem as pessoas mais tranquilas e estimulem a cultura local.
  26. 25.Utilização de tão somente artesanato local na decoração e ambientação de espaços e prédios públicos.
  27. 26.Colocação de postes de iluminação, paradas de ônibus e faixas de pedestres, com sistema de energia solar ou eólica, o que for mais viável.
  28. 27.Colocar nas viaturas de Polícia de trânsito, sensores de poluição que averiguem se os carros estão bem regulados, quando o assunto e o que é jogado no ar pelo escape.
  29. 28.Apenas permitir a venda de imóveis que estejam totalmente regulares e sem pendências de qualquer tipo.
  30. 29.Estimular a criação de centros de equoterapia por parte do poder público municipal, com verbas do sistema de saúde.
  31. 30.Envolver a população no sistema de segurança da cidade, colocando à disposição ferramentas de comunicação direta e aplicativos de celular com as viaturas e policiais que trabalham no entorno de cada comunidade, como aplicativos com senhas que possam alertar e denunciar atividades criminosas.
  32. Em todos os espaços de eventos privados ou casas de show, boates e similares, obrigar o uso de catracas que bloqueiem a entrada além da capacidade e informem, imediatamente, aos órgãos de fiscalização sempre que esse limite for alcançado.
  33. Não permitir, em hipótese alguma, a manipulação de alimentos sem o cumprimento das devidas normas sanitárias, aplicando punições severas, tais quais: apreensão e destruição imediata.
  34. Todos os locais de lazer e compras devem ser obrigados a manter apoiadores para idosos e pessoas com necessidades especiais.
  35. Colocar podólogos nos serviços públicos para cuidar de pés de diabéticos, de modo a evitar amputações, sofrimentos e mortes.
  36. Estes são alguns pontos que vi no exterior, em algumas das minhas viagens, e que servem como exemplo de atitudes positivas do poder público que fazem uma enorme diferença para quem vive e visita as cidades.

Osvaldo Matos de Melo Júnior Pernambucano – Publicitário, Sociólogo e Especialista em Marketing e Comércio Exterior. Pesquisador de Segurança e Defesa, há 30 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s