Datafolha: Maioria quer que Lula continue preso e condenado

Fonte: Yahoo

Boneco inflável do ex-presidente Lula com uniforme de presidiário conhecido como “pixuleco” em protesto na Av. Paulista em janeiro de 2018. (Júlio Zerbatto/Futura Press)

Ao menos 51% dos entrevistados pelo último Datafolha, divulgado nesta segunda-feira (2), acredita que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deveria continuar condenado e preso — ele foi condenado em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá e cumpre pena desde abril na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR).

Leia mais:
Datafolha: líderes da pesquisa têm mais rejeição que índice de votos

Inicialmente sentenciado a nove anos e seis meses de prisão em regime fechado pelo juiz Sergio Moro, responsável pela Lava Jato no Paraná, Lula teve a pena aumentada para 12 anos e um mês pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS), para onde seguem os processos de segunda instância da operação.

Entre os entrevistados, 37% acreditam que o petista deve ser perdoado e solto; 8% afirmam que a condenação deve ser mantida, mas que Lula deve cumprir prisão domiciliar. Outros 4% não souberam responder.

O ex-presidente nega todas as acusações e sua defesa alega não existirem provas de que o apartamento no Guarujá, litoral de São Paulo, pertenceu ao petista. Ainda há recursos a serem julgados pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) e pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

O Datafolha questionou aos entrevistados se, na opinião deles, Lula deveria ser perdoado e solto, se Lula deveria continuar condenado e ir para prisão domiciliar, ou se Lula deveria continuar condenado e preso. O instituto ouviu 3.240 pessoas em 225 municípios em todo o país.

Lula foi apontado, num primeiro momento, como o candidato à Presidência da República pelo PT. No entanto, teve o registro junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferido e seu vice na chapa, Fernando Haddad, ocupou o posto de presidenciável. Haddad está em segundo lugar na pesquisa, com 21%, atrás de Jair Bolsonaro (PSL), que lidera e tem 32% das intenções de voto.

Enquanto 78% dos eleitores de Haddad, segundo o levantamento, afirmam que Lula deve ser solto, 82% dos que votam em Bolsonaro defendem que o ex-presidente continue preso.

A pesquisa Datafolha foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-03147/2018 e o contratante é a Folha de S.Paulo. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. (Com informações da Folhapress)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s