Secretaria de estado de segurança pública de Santa Catarina usa software Qlik para apoiar gestão

Fonte: exame.abril.com.br

As ferramentas de Business Intelligence se tornaram ótimas opções para as empresas que desejam otimizar tempo. Uma pesquisa feita pela IDC Brasil, no ano de 2016, aponta que em três a cinco anos as instituições terão de se adaptar ao novo mundo tecnológico em grande escala, passando pela transformação digital.

Na região sul do país, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), uma das instituições que compõe a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC), foi o primeiro órgão de segurança pública a adotar um sistema de visualização de dados mais eficiente e tecnológico. A plataforma Qlik, líder em visual Analytics, foi padronizada pela SSP/SC após ser bem-sucedida com a PMSC.

Tal aquisição, que foi feita através da Toccato, master reseller da Qlik com maior carteira de clientes no Brasil, proporcionou um desenvolvimento ágil para a equipe da SSP/SC na modelagem dos dados. Esse desenvolvimento permitiu que vários processos internos se tornassem mais rápidos e eficientes.

Segundo Priscila Marangoni, Coordenadora de Gestão de Conhecimento da SSP/SC, a plataforma Qlik promove transparência das atividades realizadas e amplia o compartilhamento de dados e informações gerenciais. “É fato que não há mais espaço para tomar decisões sem embasamento técnico. É urgente a necessidade de qualificar a gestão da máquina pública. Nesse sentido, o uso de tecnologia de Analytics – como a plataforma Qlik – vem democratizando o acesso aos dados e promovendo aos gestores públicos agilidade e novas formas de enxergar as informações através do cruzamento e visualização de dados atualizados oriundos de diversas áreas do âmbito da Segurança Pública Catarinense”, afirma Priscila.

Perácio Ferreira, Diretor de Relações Institucionais da Toccato, relata que o setor público visa ferramentas de dados a favor da sociedade em várias regiões do país. “Eu vejo o setor público com muito interesse em ferramentas de economia analítica, utilizando-as em prol da sociedade”, explica. Para ele, a forma que a Qlik permite a segurança dos dados é um dos pontos positivos da plataforma. “A Qlik tem dentro da própria plataforma mecanismos de proteção desses dados, de forma que só é publicado aquilo que efetivamente o órgão público quer. A ferramenta possui uma camada de proteção para evitar que esses dados vazem”, diz.

A plataforma apresentou pontos positivos em diversos aspectos estratégicos da SSP/SC. Com ela, foi possível promover uma transparência das ações, tornar o modelo da instituição Data Driven (orientada por dados), além de automatizar atividades, servindo como um software aliado dos gestores, o que possibilita que eles dediquem seu tempo em tarefas que realmente demandam seus conhecimentos.

A Qlik revolucionou a gestão interna em conjunto com outras ações tomadas pela equipe. Priscila diz que a união de pessoas com as ferramentas tecnológicas é equivalente aos resultados. “É preciso romper paradigmas, atuar na questão cultural das pessoas promovendo um processo de alfabetização em dados”, explica Priscila. A plataforma Qlik, além de utilizada pela SSP/SC, também já foi adotada por outros órgãos, como o Ministério Público de Santa Catarina – o pioneiro a utilizar a plataforma.

Perácio conta que órgãos públicos, como a Secretaria de Estado da Segurança Pública, necessitam da tecnologia como uma aliada, para que decisões estratégicas sejam tomadas de forma mais eficaz, além de tirar esforços das mãos dos funcionários. “Com a Qlik, a SSP/SC consegue otimizar seu trabalho, tornando-o mais efetivo. A transparência proporcionada pela ferramenta é fundamental para um órgão como a SSP/SC”, conclui.

Sobre a Toccato

A Toccato foi fundada em 2006 para ser distribuidora dos produtos Qlik no Brasil.  Em seus 12 anos de existência, ganhou diversos prêmios de vendas, como Maior receita de vendas em clientes da base, Maior número de vendas em um único mês, Maior número de novos clientes, entre outros. Hoje com mais de 850 clientes e mais de 60 colaboradores, a companhia atua em todo o território nacional por meio de vendas diretas e de sua ampla rede de canais, que contempla mais de 80 parceiros. A organização está sediada em Florianópolis, com unidades próprias nas principais capitais do País.

 Sobre a Qlik

A Qlik é líder em visual analytics. Seu portfólio de produtos atende às crescentes necessidades dos clientes a partir de relatórios e análises de dados self-service, bem como análises guiadas e personalizadas. Cerca de 40 mil clientes confiam nas soluções Qlik para dar significado às informações de diversas fontes e explorar as relações entre os dados que geram boas ideias. Com sede em Radnor, Pensilvânia, a Qlik possui escritórios em todo o mundo e conta com mais de 1700 parceiros em mais de 100 países.

Website: https://site.toccato.com.br/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s