Pavimento inteligente obtém dados de tráfego e até aciona a emergência em acidentes

Fonte: epocanegocios.globo.com


Pavimento inteligente da Integrated Roadways conseguirá medir a velocidade de quem passa por ele (Foto: Facebook/Integrated Roadways)Pavimento inteligente da Integrated Roadways conseguirá medir a velocidade de quem passa por ele (Foto: Facebook/Integrated Roadways)

A startup Integrated Roadways deve implementar seus planos de construir um pavimento inteligente no estado de Colorado, nos EUA, hoje (30/08). A tecnologia, instalada em caráter de testes, deve informar dados sobre movimento de carros, entre outras informações às autoridades locais. O teste mostrará mais uma possível aplicação de sensores em cidades conectadas.

Segundo a startup, a tecnologia é capaz de avaliar a velocidade, peso e direção de um veículo que passar por cima de seus sensores. Este é o primeiro teste do produto. A Integrated Roadways afirma que os dados coletados podem alertar, por exemplo, as autoridades sobre acidentes ou solicitar que funcionários reconfigurem as pistas para evitar um congestionamento.

A startup pretende implementar a tecnologia, em 2019, em uma curva perigosa que costuma ter acidentes em uma rodovia na região sul de Denver, capital do Colorado. Esse teste, em especial, terá foco em alertar unidades de emergência quando um acidente ocorrer. A implementação da tecnologia ocorre com parceria com o departamento de transporte do Colorado (CDOT), que disponibilizou US$ 2,75 milhões para os dois projetos.

Em outras experiências, o pavimento inteligente é usado para monitorar tráfego, direcionar os motoristas a estacionamento e até mesmo para aplicar multas por excesso de velocidade. Essas soluções costumam apresentar uma mistura de sensores, processamentos e cabos de fibra ótica ou redes sem fio.

O plano do CEO da Integrated Roadways Tim Sylvester é instalar o pavimento especial e, em seguida, cobrar taxas de outras empresas para adicionar sensores e equipamentos ao longo da estrada. Sylvester acredita que empresas interessadas serão de telecomunicações, seguradoras, provedores de serviços de internet e incorporadoras imobiliárias, que pretendem colocar câmeras com a finalidade de observar padrões de tráfego perto de um novo projeto.

Em 15 anos, Sylvester espera que a Integrated Roadways gere US$ 1 milhão por faixa anualmente nessas instalações. Atualmente, o produto que a empresa instalará no Colorado é duas vezes mais caro do que o concreto utilizado para construir as estradas, mas Sylvester espera que o preço do produto diminua à medida que a produção aumente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s