SÉRGIO LEITE PROPÕE ALISTAMENTO CIVIL PARA AFASTAR JOVENS DA CRIMINALIDADE

Fonte: observatoriodeolinda.com

Ele fez carreira na Polícia Civil antes de ingressar na política e conhece bem as questões essenciais da Segurança Pública. O deputado estadual Sérgio Leite (PSC) vai apresentar, esta semana, requerimento na Assembleia Legislativa indicando ao Governo do Estado a adoção de projeto que engaja jovens em situação de vulnerabilidade no Programa de Alistamento Civil Voluntário.

A proposta – que vem sendo implementada em São Paulo – é capacitar rapazes e moças entre 16 e 19 anos para atuar como voluntários em comunidades prestando serviços de manutenção de vias públicas, assistência a idosos e crianças, primeiros socorros, informações turísticas, entre outras.

“A ideia primordial é ocupar os jovens com estas atividades e evitar seu envolvimento com a marginalidade. Ao mesmo tempo eles vão se sentir úteis e participantes da sociedade prestando serviços que vão melhorar a imagem e o dia a dia do lugar onde moram”, explicou o parlamentar.

Além de diminuir a vulnerabilidade dos jovens carentes, Sérgio Leite também aponta o programa como uma poderosa ferramenta de inclusão social. “Ao final do programa eles estarão capacitados para exercer uma profissão, como pintor, eletricista, pedreiro, cuidador de idosos, babá. Trata-se de um projeto com baixo impacto financeiro e de grande alcance social”, afirmou.

ESCOLA – Para participar do programa os candidatos terão necessariamente que estar matriculados em uma escola e apresentar boas notas. A título de remuneração, eles receberiam uma bolsa de valor a ser estipulado pelo Governo do Estado. Os investimentos no programa viriam de recursos alocados das áreas sociais.

“Estamos apresentando a ideia aqui na Assembleia, mas nada impede que o modelo seja desenvolvido pelas prefeituras isoladamente ou em convênio com o Governo do Estado”, disse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s