Desde o início da intervenção, cidade do Rio teve quase 5 mil tiroteios

Fonte: O Globo

Tiros em casa. Morador da Praia de Botafogo mostra projétil de arma de fogo que encontrou em seu apartamento – Marcelo Régua / Agência O Globo

RIO — O presidente Michel Temer assinou o decreto de intervenção federal na segurança do Rio, em 16 de fevereiro de 2018, prometendo “pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no estado”. Passados seis meses da medida, números do laboratório de dados do aplicativo Fogo Cruzado, que serão apresentados hoje, mostram que a Região Metropolitana está mais violenta do que antes da mudança ser decidida em Brasília. Houve 4.895 tiroteios entre 16 de fevereiro e ontem — um aumento de 59,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 3.064 casos.

 

Uma das estatísticas mais surpreendentes do Fogo Cruzado é o número de tiroteios com três civis mortos ou mais. Houve 31 eventos desse tipo, nos quais morreram 130 pessoas, nos seis primeiros meses da intervenção. O caso com mais mortos aconteceu na saída de um baile funk na Roupa Suja, localidade na parte baixa da Rocinha, no dia 24 de março. Policiais do Batalhão de Choque mataram oito jovens que, de acordo com a polícia, teriam ligação com o tráfico de drogas, o que era negado pelas famílias. Houve ainda dois episódios com sete mortos, ambos em junho: um deles foi o que vitimou o estudante Marcus Vinícius da Silva, de 14 anos, atingido nas costas a caminho da escola, no Complexo da Maré. No ranking que cidade nenhuma quer exibir, o Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar entre os 21 municípios da Região Metropolitana com mais tiroteios.

Entre os bairros da capital, a Praça Seca, que este ano vive intensos confrontos entre milicianos e traficantes, teve 167 tiroteios desde 16 de fevereiro, um aumento de 161% em relação ao mesmo período de 2017. A Vila Kennedy, vem em segundo, com 163 casos. Em terceiro lugar aparece o Complexo do Alemão, com 126 tiroteios e, em seguida, estão Cidade de Deus (115) e Rocinha (105).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s