Como a 99 usa inteligência artificial para reduzir problemas de segurança

Fonte: ÉPOCA

A 99, empresa de caronas pagas e táxi, implementou há um ano um sistema para detectar chamadas suspeitas em seu app

99 (Foto: Divulgação/99)99 (Foto: Divulgação/99)

Com o objetivo de reduzir os incidentes de segurança em suas corridas, a 99 criou, no ano passado, uma equipe dedicada exclusivamente ao tema. Um ano depois, a empresa afirma ter conseguido reduzir em 80% o número de problemas como roubos e furtos.

A equipe é formada atualmente por 35 pessoas e conta com um sistema de inteligência artificial desenvolvido na empresa. O sistema funciona por meio do monitoramento automático e em tempo real de todas as corridas da plataforma. O algoritmo verifica padrões de comportamento e bloqueia as chamadas de risco.

“A IA verifica certos padrões repetidos em chamadas de risco, que levam em conta informações como o histórico do usuário, meio de pagamento, localização da chamada e horário”, diz Raul Montenegro, especialista em segurança da 99.

Quando a chamada é identificada como de risco, há duas opções: ou ela é bloqueada ou o sistema pede algumas validações adicionais antes de pedir o carro, como uma foto do documento. A empresa, contudo, não informa quantas chamadas são classificadas como suspeitas.

“O melhoramento dessa tecnologia é constante. A partir do momento que implementamos o sistema, já percebemos uma melhora, mas cada vez identificamos mais padrões de segurança”, diz Montenegro.

A equipe de segurança conta com profissionais de perfis variados: desde ex-militares especializados em segurança, cientistas de dados e psicólogos, que ajudam a melhorar o atendimento aos clientes afetados. Além da inteligência artificial, a empresa implementou também um canal de emergência exclusivo para casos de segurança – o 0800-888-8999.

A assistência pode incluir o envio de um carro em ocorrências em que o veículo tenha sido levado ou que o passageiro tenha sido deixado em algum lugar da cidade, por exemplo. “Há atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana, se alguém tiver um incidente na plataforma, o atendimento é instantâneo e vai informar tudo o que você precisa fazer e prestar auxílio”, afirma Montenegro.

A empresa de mobilidade tem também outas ferramentas de segurança. Há, por exemplo, um alerta de risco para os motoristas sobre as áreas mais perigosas da cidade, com base em dados da secretaria de segurança pública e informações da própria companhia.

Todos os novos usuários cadastrados também passam por uma checagem por meio do número do CPF ou cartão de crédito. Para os motoristas, a checagem é feita com documentos públicos que nos mostram o histórico do motorista e do carro. “Temos uma parceria com o Denatran para levantar essas informações da forma mais rápida possível”, diz.

Até o fim do ano, a 99 pretende expandir a equipe de segurança para 50 pessoas. A maioria das vagas abertas são de atendimento e monitoramento. Conhecimento e experiência na área de segurança é um pré-requisito para as posições.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s