Magnata Elon Musk leva cápsula submarina de resgate à Tailândia

Fonte: G1

Não há expectativa de que seja de fato usada para tirar os meninos da caverna. ‘Deixo aqui caso possa ser útil’, escreveu no Twitter.

Resultado de imagem para Elon Musk leva cápsula submarinafundador da Tesla e da SpaceX, Elon Musk, anunciou nesta segunda-feira (9) no Twitter que deixou um minis submarino à disposição na Tailândia para uso no resgate das crianças que seguem presas na caverna no norte do país.

“Acabei de voltar da caverna 3. Minissubmarino está pronto, se necessário. É feito de partes de foguetes e é chamado de Javali por causa do time de futebol. Deixo ele aqui, caso possa ser útil no futuro. A Tailândia é tão linda”, escreveu.

Em princípio, o uso dessa cápsula seria uma opção de “plano B” ao qual só se recorreria se as autoridades descartassem continuar com os trabalhos de resgate caso a caverna se inundasse ou se algum dos menores não se sentisse capaz de sair pelos seus próprios meios. Até o momento, 8 dos meninos foram retirados vestindo trajes de mergulho.

No domingo Musk informou que tinha uma equipe de engenheiros trabalhando no desenvolvimento de uma cápsula submarina para esse tipo de resgate e publicou imagens dos testes numa piscina de Los Angeles.

Segundo disse o próprio Musk na sua conta oficial no Twitter, o equipamento consiste em uma cápsula metálica em forma de bala alongada, que estaria conectado a vários tubos pelos quais entraria o oxigênio necessário para completar a travessia até a entrada da gruta.

“O projeto está baseado nos comentários de equipes de mergulho. Conta com acesso para o oxigênio na parte frontal e na traseira, que tem forma de cone”, explicou Musk.

O plano consiste em que dois mergulhadores especialistas conduzissem a cápsula, que conta com vários cabos, elaborados para que possam ajustar-se uma série de correias que os submarinistas levariam atados às suas cinturas, enquanto no seu interior é levado um dos menores.

Devido ao tamanho do treinador da equipe, que é o único adulto deste grupo de 13 pessoas que entrou na gruta no último dia 23 de junho, este teria que sair de outra maneira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s