Veja o mapa de Portugal e como são divididas as regiões 40

Fonte: http://www.cultuga.com.br

https://www.cultuga.com.br/wp-content/uploads/2015/07/mapa_de_portugal_oficial.jpg

Recentemente, um leitor escreveu ao Cultuga e nos questionou sobre a divisão do mapa de Portugal e suas regiões. Realmente, não é um assunto simples de entender, principalmente porque algumas denominações não são oficiais e outras já sofreram alterações muitas vezes ao longo da história.

Por isso, decidi abordar esse assunto por aqui, mostrando alguns exemplos de mapas de Portugal, para tornar o seu entendimento mais simples. Acompanhe!

Mapa de Portugal e as regiões do país

Como são as divisões das regiões de Portugal?

A ideia do governo português era que o país fosse dividido em regiões administrativas dessa forma:

mapa_portugal_regioes

Entretanto, apesar de conhecida, essa divisão não tem valor administrativo. A questão foi colocada em votação para a população portuguesa em 1998, mas não houve adesão suficiente de eleitores no referendo. Portanto, essa é uma maneira fácil de entender as regiões do país, mas que não influencia em seu governo.

Um ponto importante a ressaltar nesse mapa exibido anteriormente é que as ilhas não estão no local exato em que se encontram originalmente. São meramente ilustrativas. As ilhas que formam os Açores ficam na parte superior, enquanto as da Madeira fica na parte inferior. Entretanto, é comum que elas também apareçam dessa forma não necessariamente exibindo suas posições originais, mas sim sua estrutura, pois elas não são alinhadas.

Outra maneira que você pode encontrar para a divisão de Portugal é referente a uma lei aprovada em 2013 que estipula as direções regionais de atuação do Turismo de Portugal – a mesma usada pelas comissões de coordenação e desenvolvimento regional. Essas, sim, em vigor. São elas:

mapa_portugal_regioes_turisticas

O que são os distritos de Portugal?

Em Portugal, os distritos têm uma divisão semelhante a aquela dos estados brasileiros – como uma forma mais simples de entender. São divisões que levam o nome da principal cidade de cada grupo. Atualmente, são 18 distritos administrativos que compõem Portugal continental. Os antigos distritos na Madeira e nos Açores foram extintos. As ilhas atuam como regiões autônomas.

mapa_distritos_de_portugal

O que são os concelhos em Portugal?

Os concelhos – assim mesmo, com “c” (não confundir com os “conselhos municipais”) – são subdivisões dos distritos. Atualmente, eles estão divididos em 308 localidades e levam, geralmente, o nome da maior cidade que englobam nesse espaço territorial.

O que são as freguesias em Portugal?

Freguesia é o nome dado as divisões administrativas de cada concelho/ município e também as divisões administrativas internas de cada cidade – como os principais bairros. Para se ter uma ideia, no caso dos principais bairros, as “juntas de freguesia” atuam de forma similar as “subprefeituras”.

Quais são as diferenças entre cidade, vila e aldeia?

Essa é uma boa pergunta e bem difícil de responder. Para um entendimento rápido, basicamente as aldeias seriam aquelas localidades com menor população – direcionadas, principalmente, para a vida agrícola e que dependem de outras localidades para manter sua vida econômica. Já as vilas oferecem uma estrutura um pouco maior, com atividades econômicas e comerciais próprias, mas nem sempre plenamente sustentável, além de uma população superior. Por fim, a cidade é aquela que pode se manter com recursos próprios e tem uma consolidada estrutura urbana.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s