ORGULHO DE SER PROFISSIONAL DE MARKETING PERNAMBUCANO

ssssss.jpg

Muito se fala da nossa profissão. Na maioria das vezes, frases e conceitos criados por pessoas sem informação definem o Marketing como algo voltado apenas para vender e fazer as pessoas consumirem o que, às vezes, não precisam. Fico muito chateado e triste, quando vejo entrevistas desses pseudointelectuais, que depreciam a nossa atividade com filosofias baratas e recheadas de utopias, nas quais o marketing é um dos monstros do capitalismo. Alguns jornalistas e veículos de comunicação brasileiros, insistem em continuar chamando de “profissional de Marketing” ou  “publicitário” pessoas que usam dos mais diversos artifícios para manipular as características subjetivas da nossa atividade. Com o intuito de dar golpes e aferir ganhos sem pensar na verdadeira essência da nossa profissão, que é ajudar o cliente a criar produtos e serviços cada vez melhores e antenados, com os desejos e necessidades dos consumidores. Veja o caso do Marcos Valério: ele nunca foi publicitário, nunca analisou uma pesquisa com base técnica, não sabe fazer um plano de mídia e nunca passou horas, até dias buscando o máximo de informações para criar estratégias e peças que pudessem sintetizar, em multiplataformas de mídias, produtos e serviços que pudessem mudar a vida de uma pessoa ou de uma sociedade.

 

A grande maioria dos nossos profissionais mais conceituados não aceitam trabalhar para produtos e serviços que não respeitam a saúde, o meio ambiente, os limites da ética e dos princípios morais e legais. Os profissionais de Marketing pernambucanos orgulham nossa gente, com a sua luta diária para conhecer, profundamente, as necessidades mútuas dos clientes e dos consumidores de produtos e serviços em um mercado globalizado e super competitivo. Trabalhamos com verbas 10 vezes menores do que nos grandes centros, mas alcançamos resultados, proporcionalmente, até maiores, graças a nossa dedicação e facilidade em inovar diante de dificuldades e poucos recursos. Podemos afirmar, sem medo e falsa modéstia, que os nossos talentos estão entre os melhores do mundo.

Quantas novidades disponíveis no mercado foram desenvolvidas a partir de pesquisas e estudos dos profissionais de Marketing, gerando novos investimentos, mais concorrentes, empregos e impostos? Quantos empregos e renda surgiram com o crescimento de marcas gerenciadas pelos nossos especialistas? Quantas peças foram veiculadas e produzidas levando informações criativas, encantando e assegurando a liberdade de imprensa, a manutenção e aumento dos empregos nos jornais, rádios, sites, redes sociais, blogs, televisões, gráficas e as demais mídias? Quantas milhões de pessoas foram conquistadas com as campanhas para atração de turistas e investimentos? Quantas pessoas tiveram acesso aos seus direitos e oportunidades, antes desconhecidos? Quantas vidas foram salvas graças às campanhas educativas e de prevenção de trânsito e saúde? Quantos eventos e ações promocionais foram desenvolvidos, levando entretenimento e alegria para milhões de brasileiros? Quantos políticos e empresários foram orientados com base em dados cientificamente colhidos e analisados, que ajudaram estes gestores a melhorar a qualidade de serviços e produtos que fazem a diferença e ajudam a salvar vidas?

Antes de criticar, as pessoas deveriam procurar entender mais um pouco a nossa profissão e ver que nosso maior objetivo é o encantamento do cliente para conseguir a sua admiração e fidelidade. Sendo assim, levamos soluções que ajudam as pessoas a viverem melhor.

Osvaldo Matos de Melo Júnior Pernambucano – Publicitário, Sociólogo e Especialista em Marketing e Comércio Exterior. Pesquisador de Segurança e Defesa, há 30 anos.

Anúncios

Um comentário em “ORGULHO DE SER PROFISSIONAL DE MARKETING PERNAMBUCANO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s