As melhores raças de cães policiais

Os cães policiais sempre geraram curiosidade e deslumbramento às pessoas. O olfato canino tem sido e continua sendo uma das ferramentas mais apreciadas pelas forças de segurança, isto porque, os cães são sem dúvida um dos melhores analistas que alguém pode ter a seu favor.

Neste artigo do Perito Animal falamos dos diferentes tipos de cães policiais, das raças mais habituais que colaboram com as forças de lei, e também os cães policiais reformados, os veteranos mais solicitados para a adoção.

Continue lendo e descubra quais são as melhores raças de cães policiais.

Tipos de cães policiais

As forças policiais de todo o mundo utilizam cães de diversas raças para exercer o seu importante trabalho. Dentro das tarefas policiais existem diversos trabalhos em que algumas raças são mais idôneas que outras. As 4 principais áreas em que se distribui a intervenção policial são as seguintes:

  • Cães de intervenção: Busca de delinquentes, resgate de reféns, proteção, anti-distúrbios.
  • Cães detectores: Controlo de fronteiras, explosivos, contrabando.
  • Polícia científica: Busca de cadáveres, procura de indícios, rondas de reconhecimentos.
  • Cães de salvamento: Avalanches, desmoronamentos de edifícios, rastreio.

Cães de intervenção

Pastor belga malinois

Atualmente os peritos assinalam o pastor belga malinois como o melhor cão para exercer o trabalho policial em qualquer das suas facetas. Trata-se de um cão poderoso, atlético e com uma incrível inteligencia.

Cães de intervenção

Pastor alemão

O pastor alemão também se destaca, mas limitando a sua aceitação às linhas de trabalho, uma vez que a linhas de beleza desvirtuaram muito as capacidades atléticas da raça produzindo em muitos casos o aparecimento de problemas hereditários graves.

Dentro das funções repressivas, além das raças anteriores, o doberman e o rottweiler são utilizados também pelas polícias de todo o mundo.

Cães detectores

Nos controlos fronteiriços e de detecção de substâncias proibidas, prima o olfato em vez da capacidade atlética do cão. Os cachorros mais usados por esta dita capacidade são:

Labrador retriever

Tem um olfato excelente e é de uma enorme inteligencia, o que o capacita de forma fantástica para as tarefas policiais de detecção, entre muitas outras.

Cães detectores

Beagle

É um cão com uma capacidade olfativa extraordinário e caráter desinibido. É muito eficaz no controlo de estupefacientes.

Foxhound

É um cão narigudo com um grande olfato, assemelha-se ao beagle, mas é maior.

Cães da polícia científica

Os cães que se destinam à polícia científicam devem possuir um olfato muito agudo, uma boa capacidade atlética e grande tenacidade.

O bloodhound

Também conhecido como cão de santo humberto, trata-se de um cão com um olfato e tenacidade excepcionais. É um cão rastreador por excelência. Pode farejar rastros com até quinze dias de antiguidade.

Cães da polícia científica

Pastor holandês de pelo curto

Este cachorro musculoso está sendo cada vez mais incorporado nas tarefas policiais. Não suporta bem o calor. O pastor holandês de pelo comprido não tem tantas aptidões.

Cão d’água espanhol

Esta raça pode desenvolver tarefas muito peculiares. Detecta drogas, iscas envenenadas (polícia florestal), acompanha pescadores e a polícia marítima. É um cão inteligente.

Cães de salvamento

Quando acontecem catástrofes: terremotos, furacões, inundações, avalanches, etc, são precisos cães muito inteligentes, muito fortes e atentos. Os mais usados pela polícia e bombeiros são:

Pastor alemão

O pastor graças à sua inteligência, valor e capacidade de aprendizagem utiliza-se muito para tarefas de salvamento.

Cães de salvamento

Pastor belga Malinois

Esta raça tem um caráter muito duro e uma força inesgotável. É muito inteligente, talvez por essa razão repita esta lista de cães policiais.

Schnauzer gigante

Este cão tem um temperamento muito ativo e precisa de um grande trabalho para o desenvolvimento correto das suas capacidade. É muito inteligente e forte.

Cães policiais reformados

Sabia que nos Estados Unidos os cães policiais que se retiram recebem uma pensão vitalícia, para fazer face a todas as suas necessidades e ajudar as famílias que os adotam a lhes darem os melhores cuidados possíveis.

Cães policiais reformados

Se deseja ler mais artigos parecidos a As melhores raças de cães policiais, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s