PM de São Paulo, uma das melhores policias ostensivas do mundo.

pm-sp-soldado.jpg

Vamos falar de um estado com 645 municípios densamente povoados, grandes cidades urbanas, maior capital da América Latina, 248.222,362 quilômetros quadrados de área, 44.396.484 milhões de habitantes e com PIB de 1.858 trilhões de reais.
Cercado por áreas de extrema pobreza, com atividade intensa de tráfico de drogas, grande número de população jovem formada por analfabetos funcionais sem estudar nem trabalhar, estímulo constante à diversas práticas criminosas por falta de leis e justiça fortes e rápidas, grandes números de menores e jovens com famílias desestruturadas, fronteiras marítimas e aéreas mal patrulhadas por falta de recursos das forças armadas e polícias federais. Vários tipos de crimes acontecendo simultaneamente contra o patrimônio, a vida e ao livre direito de ir e vir.
O que esperaríamos de uma polícia ostensiva militarizada, de um estado que além de todos esses dados, ainda fizesse parte de uma federação praticamente falida no quesito combate e prevenção a violência, campeã mundial de assassinatos, roubos, furtos e consumo de vários tipos de drogas?
Bom, para desespero dos irresponsáveis policiólogos de mentirinha, repetidores de teses mal acabadas infundadas, e de algumas mídias, digo algumas, pois temos muitas sérias e responsáveis, caluniadora e protetora do quanto pior melhor, venho informar alguns dados:

POL.jpg
1. Esse estado mantém, há alguns anos, média de 8 assassinatos para cada 100 mil habitantes, número abaixo do recomendado pela ONU cujo limite seria 10/100 mil. Esse estado pode ser comparado aos números de nações desenvolvidas e não violentas ao redor do mundo. E quando comparado a alguns estados e cidades brasileiras com índices superiores a 50, 60, 70 e até 80 por 100 mil e ao próprio Brasil que é perto de 30 e 32 /100 mil.
2. A PM desse estado, criticada com máximo de preconceito, por formadores de opinião e inserida em temáticas negativas por programas sensacionalistas que repercutem tudo que acontece lá e transmitem para todo o Brasil, já que suas redações e estúdios ficam localizados na capital, que volto a dizer é a maior da América Latina e umas das 5 maiores do mundo.
3. Essa PM recebe cerca de 93.958 ligações por dia, ou 37.886.570 por ano. Realiza apreensão de 303 armas de fogo por dia, ou 11.143 por ano. Prende em flagrante delito cometendo os mais variados crimes cerca de 303 pessoas por dia ou 114.279 por ano. Essa mesma PM tão mal remunerada com salário base de cerca de 3000 reais brutos e final para praças que atingirem a última graduação em torno de 10.000 e para oficiais depois de 30 anos uma graduação, um mestrado e um doutorado obrigatórios cerca de 18 mil líquidos no posto de coronel, que sempre é responsável por milhões de vidas, gestão de recursos operacionais, instalações, treinamento, gerenciamento, disciplina e postura de milhares de policiais e ganha menos que um delegado da Policia Federal com 5 anos de serviço. Ela também é responsável pela ação de atendimento aos 93 atos infracionais por dia ou cerca 37.684 por ano cometidos por jovens e adolescentes, muitos roubos e assassinatos praticados com bastante crueldade e com risco de vida para os policiais que atendem essas ocorrências testemunham grande parte desses anjinhos sendo liberados para matar, traficar e assaltar rapidamente pelo famigerado ECA. Essa PM também recupera 261 veículos roubados por dia ou cerca de 89.996 por ano e ainda apreende 185128 quilos de drogas dia ou 139.199.476 quilos/ano que matam e acabam com famílias inteiras e puxam o país para o caos total.
4. Vale salientar, que essa PM não faz greve, não ameaça a cadeia de comando, respeita as tradições é a que mais coloca para fora e pune policiais desonestos entre todas as instituições públicas de forma proporcional. Realiza diversas missões de polícia ostensiva, choque, trânsito, proteção ambiental, operações especiais, salvamento, combate ao crime organizado, captura, escolta, segurança de autoridades, brigas, furtos, assaltos, segurança de testemunhas, cavalaria, canil, patrulha escolar, eventos, jogos, serviço de inteligência, corregedoria, policiamento aéreo, guarda, operações anti-terror, combate a sequestros, pedofilia, invasões, cumprimento de decisões judiciais, apoio as outras policiais e as fiscalizações municipais, estaduais e federais e ainda realiza muitos trabalhos sociais.
5. O pior, para matar os raivosos de discurso de extinção, é considerada pelas mais de 120 policiais de estética e regulamento militar do mundo inteiro como uma das mais modernas, disciplinadas e avançadas nos quesitos operacionalidade, organização, ensino e qualificação. E olha que ela não faz ainda o ciclo completo, como os Carabineiros do Chile, Guardia de Finanças e Carabiniere da Itália, os Gendermes da França, A Guarda Nacional Republicana de Portugal, a Guardia Civil (que é militar) da Espanha ou a Guarda Costeira do Estados Unidos entre outras.
6. Dificilmente você encontra uma viatura dessa PM suja, com adesivo rasgado, velha ou quebrada. Os policiais sempre se apresentam com uniformes limpos, bem apresentados e com armamento em bom estado e munição suficiente. São bem formados e reciclados em escolas policiais militares referência em todo Brasil e no mundo. Suas carreiras são respeitadas e sofrem o mínimo de interferência política, se respeita a antiguidade e o merecimento verdadeiro com base nas medalhas, prêmios, classificação nos cursos e comportamento, diferente da maioria dos outros estados. Falhas existem, pois são humanos, brasileiros e recrutados da mesma sociedade doente que os trata com desdém. Mas, isso acontece em pequeno número quando comparamos com o efetivo de perto de 110 mil policiais militares. Suas unidades são bem administradas e apesar dos poucos recursos se encontram em bom estado de apresentação, sou testemunha disso, pois já visitei amigos em algumas unidades.
7. A hierarquia e disciplina, o apoio e acompanhamento da sua tropa são levados a sério e inegociáveis, mesmo levando em consideração a implantação de modernas técnicas de gestão e operacionalidade, a mística sempre é peça fundamental e chave mestra do sucesso dessa instituição quase bi-centenária. A PM estimula a pesquisa, a produção cientifica nos seus quadros de praças e oficiais, além da camaradagem e o amor, o dever de bem servir e proteger ao povo e o estado.
Essa polícia existe, e o seu nome é Polícia Militar do Estado de São Paulo uma das melhores do mundo colocada à prova diariamente em situação de guerra civil em um país que relega o seu aparelho policial a último plano.
O recado está dado: em vez de procurar fórmulas alucinantes e mirabolantes em outros países, não seria legal estudar o caso da PM de São Paulo e as guardas municipais formadas em sua maioria por essa mesma PM que estão dando show nas cidades com trabalho conjunto e coordenado? Fica a dica, agora quando falo estudar é estudar, trazer policiais de lá para passarem temporadas aqui observando, planejando, aconselhando e orientando. Tudo que um convênio simples entre as PMs de forma fácil e rápida não possa resolver.

POL.jpg

Osvaldo Matos de Melo Júnior Pernambucano – Publicitário, Sociólogo e Especialista em Marketing e Comércio Exterior. Pesquisador de Segurança e Defesa, há 30 anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s